terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mas afinal, o que é Catabolizar e o que é Anabolizar?

Por Admin - na categoria
o que é Catabolizar e o que é Anabolizar?
O corpo, às vezes, busca energia de vários lugares, especialmente quando esta falta durante algum processo, como atividades físicas que demandam grandes cargas de energia.

Diferença entre Catabolismo e Anabolismo:
O processo de catabolismo, não somente aquele que ocorre durante atividades físicas intensas, é um conjunto de processos, os quais são realizados em busca de moléculas que contenham energia, assim como a glicose. Essa é adicionada ao organismo de diversas maneiras, e se incorpora aos órgãos, transformando-se em ATP nos músculos, em especial. A energia advinda da glicose contribui para que os músculos desempenhem suas funções, assim como criam novas células, aumentando o tamanho dos mesmos.

O anabolismo é o processo de construir músculos. Ele utiliza a glicose e as proteínas ingeridas pelo corpo para aumentar os músculos, causando a hipertrofia. Em oposição ao catabolismo, o qual destrói músculos e tecidos para criar energia na falta da mesma no organismo. Vamos entender um pouco do processo de catabolismo e como ele pode prejudicar os treinos dos atletas que buscam a hipertrofia.

Quando o corpo está em atividade física intensa, como em exercícios que demandem por uma carga muito grande de energia, assim como corridas, o corpo necessita de energia para, além de manter todas as funções básicas do corpo, como respiração, digestão, manutenção da temperatura corporal interna normal, para que o pâncreas continue trabalhando normalmente, entre outras coisas, além de injetar energia nos músculos, para que os músculos se contraiam e relaxem, para acelerar os batimentos, causar a transpiração etc. Caso falte energia para qualquer um desses procedimentos, o corpo irá retirar de algum lugar, mesmo não estando na forma mais clássica de energia, que é a glicose, podendo extrair nutrientes como proteínas, assim como dos músculos, causando a diminuição dos mesmos. Os nutrientes são quebrados até que se tornem moléculas que poderiam ser usadas como energia.

Emagrecimento e perda de massa muscular no catabolismo
Quando isso acontece é normal perceber emagrecimento por parte do atleta, pois, além de quebrar a gordura, também se quebra músculos para encontrar energia. Quando ocorre a quebra, especialmente de gordura, percebe-se o emagrecimento. Porém, a energia não é retirada somente da capa de gordura corporal, mas, também, dos músculos, não tendo como limitar a queima de somente a gordura corporal, abrangendo todos os tecidos que se encontram no corpo.

Dicas para se evitar o catabolismo
Para evitar o catabolismo é necessário que algumas dicas sejam seguidas. Entre as mais importantes deve-se evitar o excesso de exercícios, os quais poderiam extenuar os músculos, dando abertura para que o catabolismo seja necessário.

Entre os principais itens que facilitam o processo de catabolismo:
A alimentação deficiente, muitas horas de exercícios, pouco descanso entre os treinos, sono insuficiente estão entre os mais importantes.

É importante que a atividade física, especialmente aquele que seja mais extenuante, não ultrapasse os 60 minutos.

A alimentação é um dos pontos mais importantes, pois é ela que irá proporcionar a energia que será queimada, deixando as proteínas musculares longe do processo de catabolismo.
Treinar com fome ou com mais de duas horas sem alimentação podem prejudicar o andamento dos exercícios.

Carboidratos de baixo índice glicêmico, alguns minutos antes do treino, podem sustentar o corpo por uma faixa de tempo bom, especialmente durante o treino físico. Após os exercícios, consumir algum alimento, sendo este uma rica fonte de energia, também contribui para que o corpo diminua o catabolismo.
Fontes de proteínas com pouca gordura como já citamos aqui no blog inúmeras vezes, vale a leitura desse artigo: Os melhores alimentos para ganho de massa muscular – 1° Parte: As proteínas e também a parte 2 e 3, onde damos exemplos de carboidratos e lipídios para se incluir em uma dieta para quem visa o ganho de massa muscular e consequentemente, evitar o catabolismo.

Quando se evita o catabolismo, necessariamente se contribui para o anabolismo. Por isso, alimentando-se adequadamente, dormindo-se bem, treinando somente o horário recomendado, sem exagerar nos exercícios, consumindo fontes de energia antes e depois do treino, o corpo processará as proteínas para constituir mais células de músculos, dando energia para os procedimentos básicos do corpo, além daqueles que acontecem durante os treinos.

Muitos suplementos vendidos no mercado também contribuem para evitar o catabolismo, especialmente a Whey Protein, BCAA, Glutamina e as fontes de energia como dextrose e maltodextrina.

Lembre-se: sempre antes de iniciar os treinos na academia, consulte um médico, faça exames periódicos. Consulte, também, um nutricionista esportivo, a fim de cuidar da alimentação e suplementação, consumindo alimentos que auxiliarão nos treinos, em seus objetivos e na sua qualidade de vida. Nunca se esqueça de se hidratar sempre.
publicado em:www.treinomestre.com.br

Promoções:


0 comentários:

Postar um comentário