sábado, 27 de setembro de 2014

Myo-Blitz Pré-Treino - Ronnie Coleman

Por Admin - na categoria
tudo sobre Myo-Blitz Pré-Treino - Ronnie Coleman
Descrição

Myo-Blitz é o novo pré-treino do campeão de fisiculturismo, detentor do recorde de oito títulos consecutivos de Mr. Olympia, Ronnie Coleman, que em 2013 apresentou sua marca de suplementos.

Myo-Blitz vai te proporcionar foco, disposição e energia para você se superar nos seus treinos. Myo-blitz foi desenvolvido e embasado nas necessidades e toda a experiência de Ronnie Coleman no decorrer de sua carreira no bodybuilding agregado ao conhecimento de profissionais especializados que produziram este extraordinário pré-treino.

Treine exatamente como os campeões, Myo-Blitz é o segredo.

Benefícios

Energia, foco e disposição;
Contribui para o aumento da massa muscular;
Aprovado pelo campeão Ronnie Coleman;
Dose ultra concetrada para sentir o poder de Myo-Blitz.
Modo de usar

Tome 1 (um) scoop por volta de 30 a 45 minutos ANTES de treinar de estômago vazio. Nunca exceda a máxima dosagem recomendada. Não utilize Myo-Blitz por mais de 12 semanas.

Indicações de uso

Myo-Blitz Ronnie Coleman Signature Series é indicado para adultos saudáveis e maiores de 18 anos de idade podem fazer uso de .

Este suplemento não é indicado em casos de gravidez; amamentação;

Consulte um médico se estiver tomando outros medicamentos;

Não é indicado o uso concomitante de antidepressivos, aspirina, NSAIDs ou produtos contendo fenilefrina, efedrina, pseudoefedrina ou outros estimulantes.

Não é indicado utilizar sinefrina ou cafeína de outras fontes.

Pessoas que possuam os seguintes problemas, devem consultar seu médico antes de fazer uso:

coração;
fígado, rim ou doenças da tiroide;
distúrbios psiquiátricos ou epilepsia;
dificuldade em urinar;
diabetes;
pressão alta;
arritmia cardíaca;
dores de cabeça recorrentes;
aumento da próstata ou glaucoma.
O fabricante indica parar de usar o produto por 2 semanas antes de cirurgias.

Suspender o uso em casos de taquicardia, vertigem, dor de cabeça severa ou falta de ar. Mantenha o seu Myo-Blitz longe do alcance de crianças.

Tabela Nutricional:
tabela nutricional Myo-Blitz Pré-Treino - Ronnie Coleman

Continue Lendo...

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Aumentar os níveis de testosterona de forma natural

Por Admin - na categoria
como Aumentar os níveis de testosterona de forma natural
Os elevadores naturais de testosterona são pré-hormonais bastante populares, porém a forma como eles funcionam não é compreendida por muitas pessoas. O objetivo deste artigo é esclarecer o que são esses suplementos e como eles atuam no corpo.

O que são?

Elevadores naturais de testosterona são suplementos alimentares que aumentam a sua produção natural de testosterona.
Eles estimulam os testículos a elevar naturalmente a sua secreção de testosterona e também têm outros efeitos bastante desejáveis: elevam a testosterona-livre no sangue, a forma mais disponível da testosterona no corpo; minimizam a conversão de testosterona em estrógeno, ajudando você a aproveitar melhor os benefícios da testosterona disponível no seu corpo; favorecem um estado mais perene de anabolismo natural. Mais testosterona no corpo faz você ter mais libido e energia, promove um aumento de força, uma maior construção de músculos e uma recuperação acelerada, aumentando a qualidade dos seus treinos e sua qualidade de vida em geral.
Eles são produtos naturais, em sua grande parte são extratos de plantas, e fazem parte de um mercado em grande expansão.

Como funcionam?

Existem muitos produtos disponíveis no mercado que comprovadamente aumentam a produção natural de testosterona. O mais popular deles, e que faz parte da fórmula da maioria dos produtos, é o Tribulus terrestris. Tribulus é uma planta relativamente comum que aumenta os níveis de hormônio luteinizante (LH), e assim estimula os seus testículos a secretar mais testosterona. Esta planta também é famosa por aumentar a libido.
Um outro produto que está ganhando bastante atenção ultimamente é o Ácido D-Aspártico, um aminoácido que aumenta em média 40% dos níveis de testosterona em homens saudáveis.
Outra planta que vale a pena ser citada é a Mucuna pruriens, que é uma fonte natural do aminoácido L-dopa, que estimula a produção de testosterona e GH – além de causar um aumento da síntese muscular, intensifica a queima natural de gordura do corpo.
Também estão disponíveis no mercado blends mais complexos de diversos componentes que estimulam a produção natural de testosterona e que trabalham em sinergia, assim gerando melhores resultados.

Quem deve fazer uso deste produto?

Os principais beneficiados pelo uso de estimuladores naturais de testosterona são homens que já passaram dos 25 anos. A razão disso é que até os 25 anos é o ápice da produção hormonal masculina. Uma vez que os homens atingem a idade de 25 anos, os níveis naturais de testosterona começam a diminuir anualmente. É por isso que muitos homens começam a se sentir com menos energia e a têm resultados piores com os treinos do que quando tinham 19 anos. Os elevadores naturais de testosterona ajudam bastante essas pessoas a retomarem o seu auge físico.
Para homens com menos de 25 anos, tomar esses produtos aumenta os níveis de testosterona significativamente, porém são os benefícios são menos acentuados do que em homens um pouco mais velhos. De qualquer forma, há a promoção da síntese hormonal de testosterona, amplificando ainda mais os efeitos dela no corpo.
Baixos níveis de testosterona podem resultar em pouca libido, pouca energia, acúmulo de gordura, decréscimo de massa muscular e força, disfunção sexual, e depressão. Esses sintomas afetam alguns indivíduos mais do que outros e existem casos onde as pessoas podem não perceber esses efeitos até alguns anos depois de eles já terem começado. Quanto mais cedo se iniciam os cuidados com a produção natural da testosterona, mais fácil é retomar e contornar os efeitos indesejados e aproveitar os benefícios oferecidos por ela.

Podem ser utilizados como TPC?

SIM, os elevadores naturais de testosterona podem ser a única terapia pós-ciclo (TPC) em ciclos menos potentes. Em ciclos mais pesados, eles devem ser acompanhados por outros produtos.
Muitas vezes após um ciclo de pró-hormonais ou de esteroides anabolizantes, o seu corpo se acostuma com os altos níveis de testosterona que estavam circulando no seu sangue, e decide diminuir a produção natural desse hormônio para tentar se reequilibrar. Quando a dose externa de testosterona é interrompida, seu corpo ainda está com a produção interna baixa. Nesse “janela” de tempo, entre o fim do ciclo e a retomada da produção endógena é que mora o perigo. Até que o seu corpo perceba isso e retome os níveis normais de produção desse hormônio podem acontecer grandes perdas de massa muscular devido aos baixos níveis de testosterona. Por isso é fundamental fazer algum tipo de terapia pós-ciclo para acelerar a retomada dos níveis ótimos de testosterona e assim reter a maior parte dos seus ganhos.
Alguns produtos elevadores naturais de testosterona têm propriedades de evitar a conversão em estrógeno, que é a famosa aromatização, ajudando a evitar efeitos indesejáveis como acnes e ginecomastia (crescimento de mamas em homens).

Elevadores Naturais de Testosterona são Esteroides ou Pró-Hormonais?

NÃO! Algumas pessoas desavisadas confundem elevadores naturais de testosterona com “esteroides” ou os colocam na mesma categoria dos pró-hormonais. Contudo, isso está muito longe da verdade. Na realidade, tanto esteroides anabolizantes como pró-hormonais elevam a testosterona circulando no seu sangue de maneira exógena, isso significa que a testosterona não é produzida no seu corpo e sim que ela chega lá por meio direto de uma fonte externa.
Já os elevadores naturais de testosterona estimulam a o seu corpo a produzir testosterona, sendo um processo endógeno, isso significa que a testosterona é produzida pelo seu próprio corpo de uma forma interna. Neste processo, é muito raro produzir níveis excessivos de testosterona, sendo um procedimento muito mais leve e seguro. Na maioria das vezes, a única consequência do uso desses produtos são os benefícios de níveis elevados de testosterona.
Exemplos de produtos e seus funcionamentos:


Produto

Descrição

Tribulus terrestris
Uma planta que eleva significativamente a sua produção de hormônio luteinizante (LH), e assim estimula os seus testículos a produzirem mais testosterona. Também aumenta bastante a libido.

Recycle
É um blend de várias plantas que inclui Mucuna pruriens e Tribulus alatus, um primo do Tribulus terrestris que também é eficiente em elevar os níveis de testosterona. Este produto também aumenta a quantidade de testosterona livre e diminui os níveis de estrógeno.

P6 Extreme
Composto por Tribulus alatus e outros ingredientes naturais, aumenta os níveis de testosterona e reduz a aromatização. É uma boa opção para uma TPC após um ciclo com pró-hormonais.

Powerfull
Composto por duas plantas, a Chlorophytum borivilianum e a Mucuna pruriens. Essas plantas elevam a sua produção natural de testosterona e GH, e reduzem os níveis de estrógeno.

Vitrix
Uma mistura de várias plantas que inclui um Tribulus terrestris alemão em forma líquida que é extremamente puro. Aumenta significativamente os níveis de testosterona, e é famoso pelo potente efeito que tem sobre a libido.

Viridex XT
Tem como um de seus principais componentes o Ácido D-Aspártico, um aminoácido que comprovadamente aumenta bastante a produção natural de testosterona. O Viridex XT também diminui os níveis de cortisol.

Conclusão

Os elevadores naturais de testosterona são suplementos alimentares, na sua maioria feitos a partir de plantas, que estimulam o corpo a produzir mais testosterona. Eles podem ser utilizados como terapia pós-ciclo ou para aumentar os níveis naturais de testosterona (principalmente em homens com mais de 25 anos), pelo que seu uso é extremamente seguro e recomendável para pessoas que desejam aumentar força e massa muscular.

fonte:doutolokura
Continue Lendo...

domingo, 14 de setembro de 2014

Tudo Sobre Pré-Treinos | Consumir ou não Suplementos Pré-treino?

Por Admin - na categoria
Você já parou para pensar se está na hora de consumir um suplemento pré-treino? Esses produtos reúnem nutrientes necessários para melhorar o rendimento nos treinos. Seu consumo se faz necessário quando o treino é de alta performance e o atleta precisa de um estímulo a mais do que a alimentação. São indicados para pessoas que necessitam de mais energia, força e disposição para treinar.
tudo sobre Pre-Treinos

Os suplementos chamados pré-treino são designados para pessoas que buscam mais rendimento nas atividades físicas, independente da modalidade. Esses produtos podem conter diversos nutrientes que fornecem energia e que evitam a fadiga muscular. Entre os componentes mais conhecidos, temos:

CREATINA

Esse é um dos suplementos mais populares entre as pessoas que frequentam uma academia ou praticam qualquer outro esporte. A creatina pode ser obtida através da alimentação, tendo como principal fonte a carne vermelha, mas é na suplementação que sua concentração e eficácia são melhores. Ela é responsável por aumentar a síntese de ATP, fornecendo mais energia e força para o atleta. Outro benefício é que ela consegue nutrir o tecido muscular, evitando lesões e favorecendo o ganho de massa muscular.

CAFEÍNA

A cafeína está entre os suplementos termogênicos que fornecem energia. Consumir cafeína em cápsulas garante mais energia para treinar e, de quebra, ainda auxilia na queima de calorias. Esse suplemento é contraindicado para pessoas sensíveis ao componente, que tenham pressão alta, qualquer alteração cardíaca ou insônia. Quem não sofre desses problemas, pode consumir tranquilamente. Além de energia, ela aumenta a concentração e o foco. Aliada a cafeína, a taurina também é um excelente estimulador, que garante mais energia, disposição e queima calórica durante o treino. Ela também intensifica os efeitos da insulina, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.

CARBOIDRATOS

Os carboidratos são indicados para evitar que o nível de glicogênio muscular fique abaixo do necessário para praticar as atividades físicas. Eles garantem que, durante o treino, o organismo não se sinta tão cansado devido à falta de energia. Nessa categoria entram a maltodextrina, a dextrose e o Waxymaize.

VASODILATADORES

A arginina presente nesses suplementos aumenta a produção de óxido nítrico, responsável pela vasodilatação.Esses suplementos garantem a disposição de nutrientes para o músculo por mais tempo. Sendo assim, o organismo consegue manter a energia, a força e a recuperação muscular por um período maior.

MAS QUAL PRÉ-TREINO DEVO CONSUMIR?

Agora que você conhece um pouco mais sobre os compostos presentes nos suplementos pré-treino, fica mais fácil de escolher. Você deve optar por algum que satisfaça suas necessidades. Abaixo, você pode conferir alguns produtos nacionais disponíveis e seus respectivos ingredientes principais:


PRODUTOINGREDIENTES PRINCIPAIS
Neuro Boost - IntegralmédicaSeus principais componentes são a cafeína e a taurina, ótimas fontes de energia.
Pre-Fight  - IntegralmédicaÉ uma opção parecida com o Neuro Boost, porém com preço mais acessível. É composto por maltodextrina, cafeína e taurina.
UHC Ultra Hardcore - Max TitaniumComposto por creatina, arginina e D-ribose. Ideal para exercícios que precisam de maior resistência.
Activate HD - Atlhetica Nutrition Composto principalmente por arginina, creatina e taurina. Tenha mais força e energia em seus treinos.
T-Rex - VitaforContém waxy maize, D-ribose, guaraná, taurina, cafeína anidra, creatina e arginina. Mais energia e força para praticar as atividades físicas.
Arnold 3.D - Arnold NutritionA Arginina, a cafeína e a taurina são seus principais componentes. Tenha energia e ainda queime mais calorias.
Monster Charger Black - ProbióticaEsse produto contém maltodextrina e D-ribose. Mantenha a energia por mais tempo com esse produto.
Insane - Neo NutriComposto basicamente por creatina. Mais força e hidratação muscular para mais resistência.


INICIANTES DE PRÁTICAS ESPORTIVAS PODEM CONSUMIR PRÉ-TREINO?

Para as pessoas que estão começando a praticar exercícios físicos, a dica da Equipe Biopoint é a seguinte: Espere seu organismo “pedir” por um estímulo antes de começar a consumir. Se você nunca praticou esportes com frequência, ainda não conhece seus limites. Consumir algum pré-treino antes de conhecer os limites do próprio corpo pode mascarar as necessidades do organismo, e você pode acabar pensando que “sem suplementos não vou conseguir treinar”. Treine por algum tempo, consuma suplementos como Proteína e BCAA, e, só quando seu organismo necessitar de mais força e energia, opte por algum suplemento pré-treino.

ALIMENTOS PARA CONSUMIR ANTES DO TREINO

Sem dúvida, a primeira opção para ter um bom rendimento nas atividades é se alimentar bem. De nada adianta comer pouco se o treino for intenso. O organismo precisa de energia e ele precisa de uma fonte energética. Seguem algumas dicas de alimentos para consumir antes dos treinos e seus benefícios:

Para queimar gordura e fornecer energia – Os alimentos termogênicos são os mais indicados para este objetivo, pois apresentam substâncias que, no processo de digestão, levam a um gasto maior de energia, acelerando a queima de gordura e contribuindo para o emagrecimento. Pimenta, chá verde, gengibre e canela são alguns dos exemplos.

Para melhor hidratação – As indicadas são as frutas ricas em vitamina C, como morango, framboesa, laranja, limão, cereja, goiaba, e outros vegetais, como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho e cenoura. Esses alimentos são ricos em antioxidantes e combatem os radicais livres, fundamentais na produção de colágeno. A água continua sendo a melhor forma de se hidratar, sendo recomendado pelos especialistas pelo menos dois litro no decorrer do dia.

Para ganho de massa muscular - A carne vermelha é uma das principais fontes de creatina, responsável pelo aumento de força e resistência muscular. Para evitar as calorias e gorduras, prefira carnes magras, como filé mignon, coxão mole ou duro e maminha, consumidos de duas a três vezes por semana. Além disso, alimentos que são fonte de proteína vegetal, como feijão, soja, lentilha, grão de bico; ou animal, como leite, derivados e ovos, também são importantes. Outra sugestão é o salmão por ser rico em ômega 3, gordura benéfica que estimula a produção de hormônios, favorecendo o crescimento muscular.

Para ter mais energia - Os carboidratos ingeridos são transformados em glicose, que é utilizada pelo organismo para a produção de energia, nosso principal combustível. Além disso, os carboidratos preservam a massa muscular. Entre os alimentos que fornecem energia, estão as principais fontes de carboidratos, como trigo, arroz, milho, pães, massas, farinhas, e os tubérculos, como batata e mandioca. Lembre-se que essas dicas não dispensam uma consulta com um especialista em nutrição esportiva. Ele vai saber indicar os alimentos e suplementos ideais para cada necessidade.

CONCLUINDO

Uma alimentação saudável é necessária para o bom rendimento nos treinos, mas a suplementação pode deixá-los mais intensos, garantindo melhores resultados quando tratamos de desenvolvimento corporal. Esperamos que essas dicas tenham lhe auxiliado a escolher seu pré-treino de forma mais fácil. Com foco, determinação e a ajuda extra da suplementação, é possível atingir os objetivos traçados.

publicado no blog: http://blog.biopoint.com.br/
Continue Lendo...

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Mitos e as verdades sobre o uso de suplementos nutricionais

Por Admin - na categoria
descubra Mitos e as verdades sobre  o uso de suplementos nutricionais
Existem muitas informações de fontes nem sempre confiáveis que geram controvérsias a respeito dos suplementos nutricionais. Tentar esclarecer estas controvérsias sempre com base no que o conhecimento científico proporciona passa a ser uma necessidade.

Dentre as várias controvérsias ou mesmo mitos criados sem base científica, podemos abordar:

- Suplementos de proteína causam pedras nos rins:
Este conceito causa em muitos o receio de consumir proteína. Na verdade, para o suplemento proteico causar ameaça à saúde dos rins, precisaria haver um exagero muito grande no consumo proteico diário. Quando se consome proteína em excesso, aquilo que o organismo não consegue utilizar vai ser eliminado principalmente pelos rins, entretanto a formação de pedras nos rins depende muito mais de outros fatores, principalmente de características genéticas do que do consumo de proteínas.

- Quem tem uma dieta equilibrada não precisa de suplementos:
Este é um assunto interessante de ser abordado. Em primeiro lugar cabe a pergunta: o que é uma dieta equilibrada? Com certeza é muito difícil saber se a dieta praticada está compatível com a exigência do estilo de vida de cada um. Saber se uma dieta é equilibrada requer um conhecimento específico que nem sempre está ao alcance de todos. Muitas vezes o suplemento pode, sim, ajudar a potencializar resultados de programas de exercícios, mesmo para quem se alimente bem. O uso de determinados nutrientes em momentos especiais, de forma isolada, e na dose adequada com certeza vai contribuir para a obtenção de melhores resultados.

- Idosos e crianças não devem consumir suplementos:
Este é outro mito sem fundamento. Crianças em fase de crescimento e desenvolvimento podem ter sua dieta ajustada com suplementos nutricionais para atender melhor a determinadas exigências de certas fases da vida. É claro que se torna indispensável uma orientação adequada, entretanto sempre é bom lembrar que os produtos que se costuma usar para “enriquecer” o leite na infância nada mais são que suplementos nutricionais.

Por outro lado, os idosos possuem certas carências que nem sempre os hábitos alimentares atendem. Usar suplementos é uma maneira de ajustar estas necessidades, sempre com a devida orientação. Já foi abordada nesta coluna a importância que o uso de creatina pode ter para indivíduos idosos, com resultados cientificamente comprovados de desacelerar a perda de massa muscular.

A conclusão é que os suplementos são alimentos isolados que podem trazer benefícios se seu consumo for devidamente orientado e com base em informações científicas.

publicado em:globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2014/09/confira-os-mitos-e-verdades-sobre-o-uso-de-suplementos-nutricionais.html
Continue Lendo...

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Whey Protein Nacional, Inmetro reprova 14 de 15 marcas de suplemento alimentar

Por Admin - na categoria
Em matéria publicada no site do Fantástico, do G1, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro, testou os suplementos alimentares à base de proteína mais consumidos por quem é atleta ou pega pesado na malhação. Será que eles são confiáveis?
 whey protein nacional,Inmetro reprova 14 de 15 marcas de suplemento alimentar

Na academia, onde tem gente puxando ferro, está aquela garrafinha cheia de whey protein!
“Whey protein é um suplemento derivado do soro do leite. E ali no soro do leite você tem uma grande quantidade de proteínas, aminoácidos diversos. Os anabolizantes são produtos derivados de hormônios sintéticos. Ou seja, da testosterona, do hormônio masculino”, destaca a nutricionista Monica Dalmacio.

“Houve um grande aumento no consumo desse produto. Além disso, algumas denúncias foram sinalizadas por parte de alguns distribuidores e com isso houve um grande número de pedidos para nós do Inmetro que fizéssemos a análise dos suplementos proteicos”, diz o analista executivo do Inmetro Walace Cestari.

No mercado existem diversos tipos diferentes de whey protein. Mas para esse teste foram analisadas 15 marcas de whey protein concentrado, que é a versão mais consumida desse suplemento.

São elas:
EAS
Body Action
Probiótica
Integral Médica
STN Steel Nutrition
Solaris
Voxx
Dynamic lab
Maxx Titanium
DNA
Universal
Met-Rx
Sportpharma
New Millen
Nature's Best.

Quase todos aprovados com 10 g de proteína
Para ser considerado whey protein, o produto deve apresentar, no mínimo, 10 gramas de proteína por porção. O primeiro teste avaliou justamente isso. E todas as marcas foram aprovadas.

Uma coisa é ter o mínimo de proteína. Outra coisa é apresentar a quantidade de proteína escrita no rótulo. Nesse segundo teste, duas marcas foram reprovadas por terem quase 30% menos proteínas do que o anunciado: a Solaris e a Voxx.

11 marcas apresentam quantidade diferente de carboidratos
O terceiro teste constatou que todos os whey protein concentrados têm carboidratos na composição. Mas das 15 marcas, 11 tinham quantidades bem diferentes do que estava no rótulo. No caso da Voxx, essa diferença era de 300%. Ou seja, quatro vezes mais do que o anunciado.

Vamos para mais um teste: o da origem da proteína. Por ser derivada do soro do leite, em tese, a proteína deveria ser de origem animal. O whey da marca DNA também tinha proteínas do trigo e da soja. “Economicamente ela teria um valor menor, então também o consumidor está sendo lesado.”, destaca Valnei Cunha.

“Foi adicionada proteína da soja, esse produto foi fraudado. Eu não posso utilizar um suplemento de origem vegetal e dizer que esse suplemento é a proteína do soro do leite. Você vai pagar gato por lebre”, diz a nutricionista Monica Dalmacio.

Foram encontradas, ainda, substâncias não declaradas nas fórmulas dos whey protein.
Em cinco marcas havia cafeína: EAS, Probiótica, STN, Maxx Titanium e Sportpharma.
No teste para ver se os rótulos estavam corretos, 11 marcas foram reprovadas. Resultado final: um fiasco: 14 das 15 marcas foram reprovadas.

As respostas dos fabricantes
Sobre a rotulagem, a EAS, Body Action, Integral Médica, Dynamic Lab, DNA, Universal, Sportpharma, New Millen e Nature's Best disseram que já corrigiram ou vão corrigir os erros. A Maxx Titanium e a STN Nutrition não se explicaram sobre os problemas detectados. Assim como a DNA, a única que apresentou proteína que não era do soro do leite.

Em relação à presença de cafeína, todos os reprovados nesse quesito se justificaram alegando que a cafeína veio do cacau usado como matéria-prima do whey protein.

Sobre as diferenças na quantidade de proteína e de carboidrato, a EAS, a Probiótica, a Integral Médica, a STN, a Universal e a Sportpharma questionaram a metodologia usada pelo Inmetro. A Solaris também questionou, mas disse que recolheu o lote testado. A New Millen disse que não vê problema no fato do whey protein ter carboidrato acima da margem de erro de 20%. Já a Voxx, que tinha 300% mais de carboidrato no whey e quase 30% menos proteína, discordou dos resultados. E a Nature's Best disse que vai se adequar às normas do produto.

Fonte: G1
Continue Lendo...

Mas afinal, o que é Catabolizar e o que é Anabolizar?

Por Admin - na categoria
o que é Catabolizar e o que é Anabolizar?
O corpo, às vezes, busca energia de vários lugares, especialmente quando esta falta durante algum processo, como atividades físicas que demandam grandes cargas de energia.

Diferença entre Catabolismo e Anabolismo:
O processo de catabolismo, não somente aquele que ocorre durante atividades físicas intensas, é um conjunto de processos, os quais são realizados em busca de moléculas que contenham energia, assim como a glicose. Essa é adicionada ao organismo de diversas maneiras, e se incorpora aos órgãos, transformando-se em ATP nos músculos, em especial. A energia advinda da glicose contribui para que os músculos desempenhem suas funções, assim como criam novas células, aumentando o tamanho dos mesmos.

O anabolismo é o processo de construir músculos. Ele utiliza a glicose e as proteínas ingeridas pelo corpo para aumentar os músculos, causando a hipertrofia. Em oposição ao catabolismo, o qual destrói músculos e tecidos para criar energia na falta da mesma no organismo. Vamos entender um pouco do processo de catabolismo e como ele pode prejudicar os treinos dos atletas que buscam a hipertrofia.

Quando o corpo está em atividade física intensa, como em exercícios que demandem por uma carga muito grande de energia, assim como corridas, o corpo necessita de energia para, além de manter todas as funções básicas do corpo, como respiração, digestão, manutenção da temperatura corporal interna normal, para que o pâncreas continue trabalhando normalmente, entre outras coisas, além de injetar energia nos músculos, para que os músculos se contraiam e relaxem, para acelerar os batimentos, causar a transpiração etc. Caso falte energia para qualquer um desses procedimentos, o corpo irá retirar de algum lugar, mesmo não estando na forma mais clássica de energia, que é a glicose, podendo extrair nutrientes como proteínas, assim como dos músculos, causando a diminuição dos mesmos. Os nutrientes são quebrados até que se tornem moléculas que poderiam ser usadas como energia.

Emagrecimento e perda de massa muscular no catabolismo
Quando isso acontece é normal perceber emagrecimento por parte do atleta, pois, além de quebrar a gordura, também se quebra músculos para encontrar energia. Quando ocorre a quebra, especialmente de gordura, percebe-se o emagrecimento. Porém, a energia não é retirada somente da capa de gordura corporal, mas, também, dos músculos, não tendo como limitar a queima de somente a gordura corporal, abrangendo todos os tecidos que se encontram no corpo.

Dicas para se evitar o catabolismo
Para evitar o catabolismo é necessário que algumas dicas sejam seguidas. Entre as mais importantes deve-se evitar o excesso de exercícios, os quais poderiam extenuar os músculos, dando abertura para que o catabolismo seja necessário.

Entre os principais itens que facilitam o processo de catabolismo:
A alimentação deficiente, muitas horas de exercícios, pouco descanso entre os treinos, sono insuficiente estão entre os mais importantes.

É importante que a atividade física, especialmente aquele que seja mais extenuante, não ultrapasse os 60 minutos.

A alimentação é um dos pontos mais importantes, pois é ela que irá proporcionar a energia que será queimada, deixando as proteínas musculares longe do processo de catabolismo.
Treinar com fome ou com mais de duas horas sem alimentação podem prejudicar o andamento dos exercícios.

Carboidratos de baixo índice glicêmico, alguns minutos antes do treino, podem sustentar o corpo por uma faixa de tempo bom, especialmente durante o treino físico. Após os exercícios, consumir algum alimento, sendo este uma rica fonte de energia, também contribui para que o corpo diminua o catabolismo.
Fontes de proteínas com pouca gordura como já citamos aqui no blog inúmeras vezes, vale a leitura desse artigo: Os melhores alimentos para ganho de massa muscular – 1° Parte: As proteínas e também a parte 2 e 3, onde damos exemplos de carboidratos e lipídios para se incluir em uma dieta para quem visa o ganho de massa muscular e consequentemente, evitar o catabolismo.

Quando se evita o catabolismo, necessariamente se contribui para o anabolismo. Por isso, alimentando-se adequadamente, dormindo-se bem, treinando somente o horário recomendado, sem exagerar nos exercícios, consumindo fontes de energia antes e depois do treino, o corpo processará as proteínas para constituir mais células de músculos, dando energia para os procedimentos básicos do corpo, além daqueles que acontecem durante os treinos.

Muitos suplementos vendidos no mercado também contribuem para evitar o catabolismo, especialmente a Whey Protein, BCAA, Glutamina e as fontes de energia como dextrose e maltodextrina.

Lembre-se: sempre antes de iniciar os treinos na academia, consulte um médico, faça exames periódicos. Consulte, também, um nutricionista esportivo, a fim de cuidar da alimentação e suplementação, consumindo alimentos que auxiliarão nos treinos, em seus objetivos e na sua qualidade de vida. Nunca se esqueça de se hidratar sempre.
publicado em:www.treinomestre.com.br
Continue Lendo...

domingo, 17 de agosto de 2014

Vasodilatadores: a sua importância no ganho de massa muscular

Por Admin - na categoria
A vasodilatação é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos. Normalmente esse processo é visto como integrante da termo regulação, ou seja, a estabilidade da temperatura do organismo através de mecanismos homeostáticos, que mantém em equilíbrio as funções do organismo.

Por exemplo, quando há um aumento da temperatura no ambiente, ocorre um aumento da temperatura corporal e as veias se tornam mais aparentes, pois nelas corre mais sangue, devido a vasodilatação.

Esse fenômeno acontece naturalmente no organismo durante a prática de atividades físicas, porém em algumas pessoas as veias ficam mais aparentes do que em outras. Nesse post você vai descobrir o porquê.
Vasodilatadores: a sua importância no ganho de massa muscular

O QUE É UM SUPLEMENTO VASODILATADOR?

Um suplemento vasodilatador é um composto de nutrientes que provocam a vasodilatação. Estas substâncias podem ser utilizadas com o intuito de possibilitar maior fluxo sanguíneo pelo corpo.

Esses produtos são indicados para pessoas que desejam aumentar a força e ganhar massa muscular. Podem ser usados por qualquer pessoa que tenha como finalidade o aumento da resistência, da força e da explosão muscular durante o treino, aumentando a vascularização e proporcionando músculos maiores e mais definidos.

Os ingredientes contidos nos vasodilatadores são responsáveis por produzir Óxido Nítrico, nutriente que NO-Xplodetem por função dilatar os vasos sanguíneos. As veias aparentes são símbolo de força e de treino pesado, mas a estética não é o principal benefício. O Óxido Nítrico tem a característica de aumentar a capacidade que o organismo tem de levar sangue aos músculos em atividade. Mais sangue significa mais oxigênio e nutrientes que são “bombeados” para dentro dos músculos.

Dependendo do fabricante, sua composição muda, mas geralmente possuem uma combinação de L-arginina com alguns minerais, como cálcio, magnésio e zinco, que estimulam a produção de oxido nítrico de acordo com a necessidade de cada organismo.

O consumo de vasodilatadores, quando ingeridos da forma correta, com recomendação de um médico ou nutricionista, não oferece riscos à saúde e não tem contraindicação.

Quando consumidos em excesso, podem surgir alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, tonturas, náuseas e vômitos, inchaços, dores de garganta, dores nas articulações, febre, entre outras. Por isso recomendamos sempre a consulta com um especialista antes de consumir qualquer tipo de suplemento alimentar.

BENEFÍCIOS

Como falei anteriormente, as veias aparentes não servem apenas para a estética. Elas são responsáveis por irrigar o tecido muscular e o processo de vasodilatação permite uma redução da pressão sanguínea, devido a maior disponibilidade de espaço para o sangue para o sangue fluir. Vamos conhecer os benefícios do consumo de suplementos vasodilatadores:

- Mais nutrientes nos músculos: Com um maior transporte de oxigênio e nutrientes para dentro das células musculares, o ganho de massa muscular se torna mais fácil. É muito importante que a alimentação de uma pessoa que consome vasodilatadores seja balanceada, rica em proteínas, vitaminas, minerais, ácidos graxos, entre outros nutrientes para que o resultado seja satisfatório. De nada adianta aumentar o transporte de sangue se o organismo não está nutrido.

- Ganho de massa muscular magra: Vasodilatadores sozinhos não aumentam a massa muscular, mas promovem ganhos de força, que auxiliam a realizar um treino mais pesado. Com treinos intensos e uma boa nutrição muscular, os ganhos se tornam melhores.

- Efeito “pump”: Após o treino, a circulação sanguínea volta ao normal. Com o consumo de vasodilatadores o efeito é prolongado, garantindo uma boa nutrição muscular. Se após o treino for consumida alguma fonte proteica, como Whey Protein ou Proteína da Carne, os benefícios são ainda maiores, pois o organismo absorverá a proteína com mais rapidez.

- Veias aparentes: Para quem gosta de ter o braço cheio de veias saltadas, tanto para a estética como para usufruir de seus demais benefícios, os vasodilatadores são uma excelente opção.

PORQUE MINHAS VEIAS NÃO ESTÃO APARENTES?

Diversas pessoas praticantes de musculação falam que o treino é intenso, mas as veias não ficam aparentes. Há basicamente 3 fatores que podem mascarar as veias:

- O primeiro fator é a quantidade de gordura corporal. De nada adianta ingerir vasodilatadores se a camada de gordura no organismo for considerável. Primeiramente se preocupe em eliminar a gordura corporal, para depois dilatar os vasos sanguíneos. Você pode queimar gordura praticando atividades físicas, controlando a alimentação e até mesmo consumindo algum suplemento emagrecedor.

- O metabolismo em conjunto com a temperatura corporal também é importante para a vasodilatação. Com o aumento do metabolismo, a temperatura corporal é elevada e o fluxo sanguíneo é maior, deixando os vasos sanguíneos em evidência. Manter o metabolismo acelerado favorece os resultados quando é consumido algum vasodilatador. Uma dica é comer de 3 em 3 horas para que seu metabolismo trabalhe rapidamente, causando uma elevação na temperatura e consequentemente a vasodilatação.

- A retenção hídrica é outro fator importante. O acúmulo de água entre a pele e o músculo pode esconder as suas veias. Pratique atividades físicas e utilize algum suplemento que elimine o excesso de água, como Chá Verde ou Nutricé Aquadraining e espere os resultados.

CONCLUINDO

O consumo de suplementos vasodilatadores pode auxiliar as pessoas a aumentar a massa muscular e melhorar o rendimento durante as atividades físicas, mas como qualquer outro suplemento, não faz milagre. É preciso ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes que contribuem para o desenvolvimento muscular e um treino adequado aos objetivos.

Treino adequado + Alimentação balanceada + Descanso + Suplementação é a fórmula para o sucesso.
publicado em:biopoint.com.br
Continue Lendo...

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Furious pre treino da AI Sports Nutrition

Por Admin - na categoria
Furious pre treino da AI Sports Nutrition
Você vai se sentir extremamente poderoso, energia no corpo inteiro e um excelente humor, esses são algus dos efeitos do ™ FURIOUS em poucos minutos após tomar sua primeira dose. Esta é uma fórmula extremamente avançado apenas para levantadores e atletas profissionais sérios. Esteja preparado para experimentar um novo nível em exercícios, esse pré treino vai te impulsionar radicalmente a libertar toda a sua fúria!

FURIOUS™: Extreme Energy Igniting, Fat Blasting, & Fatigue Fighting Power Formula:

FURIOUS ™  representa um dos mais avançados, pré treinos para todos os fins, já criado. Se você está procurando uma fórmula de treinamento top para todos os fins, então, FURIOUS ™ é a garantia para entregar energia, foco e resistência como nada que você já experimentou antes!

FURIOUS ™ tem uma abordagem multi-dimensional para impulsionar o desempenho de treino com um complexo cientificamente avançada, que teve como alvo todas as áreas-chave necessárias para treinos furiosos:

- Energia intensa e muito foco
- Melhora seu humor
- Acelera a perda de gordura corporal
- Aumenta a Força e Resistência
- Hidratação rápida das Células

Muitos especialistas da área de musculação já estão proclamando FURIOUS ™ como uma das fórmulas mais completas e poderosas, um pré-treino para bater o mercado de nutrição esportiva em 2014!

FURIOUS ™ transforma você em uma outra pessoa na academia, transnforma você em uma verdadeira máquina de treinamento, fornecendo doses de  Advantra-Z ® e CarnoSyn®, juntamente com vários outros ingredientes que após pesquisa fio comprovada o aumento de desempenho em todas as áreas de exercícios!

FURIOUS ™ transporta os ingredientes de forma eficiente, sendo clinicamente comprovada:

CarnoSyn® Beta alanina: Cada porção de FURIOUS ™ fornece 2000mg de pura CarnoSyn®, um estimulante contra a fadiga clinicamente testada e comprovada para aumentar a resistência e tempo de exaustão. CarnoSyn® é a forma exclusiva e patenteada de beta-alanina. Beta-alanina atua como um agente de tamponamento ácido atrasando a falha muscular e fadiga.

Mistura Eletrólita: Cada porção de FURIOUS ™ fornece 1000mg de eletrólitos-chave necessários para a hidratação ideal, incluindo cloreto de potássio, cloreto de sódio, fosfato de magnésio e fosfato dicálcico. Este complexo de eletrólitos avançado hidrata músculos rapidamente para ajudar a aliviar as cólicas, melhorando a função muscular global.

Complexo Instigador: Esta mistura amplifica a energia de forma abrangente da L-tirosina, cafeína anidra, feniletilamina HCL, Hordenina e Advantra-Z ® é o que acende a fúria! Furious ™ começa de forma rápida e tem longa duração de energia e perda de gordura para todos, até mesmo treinadores avançados! Além disso FURIOUS ™ fornece precursores essenciais de neurotransmissores para apoiar o foco mental intenso e a concentração de cada representante de cada conjunto do início ao fim.

Taurina: Pesquisas recentes sugerem que a taurina tem benefícios na construção muscular e propriedades que aumentam o desempenho. A taurina é o composto como aminoácido que é um favorito entre os atletas e aqueles que procuram promover um ótimo desempenho de saúde e exercício cardiovascular. A taurina ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos do seu corpo, que tem um efeito sinérgico na absorção e utilização de forma potente na mistura de eletrólitos FURIOUS ™.

Extrato de semente de uva: Furious ™ fornece extrato puro e potente de semente de uva, um extrato natural altamente concentrada que contém compostos antioxidantes benéficos. Numerosos estudos científicos demonstraram Extrato de semente de uva para apoiar a saúde cardiovascular, estimular o sistema imunológico, e compensar os danos dos radicais livres após treinamento intenso. Todo atleta treinando duro sabe se você está doente, você não está na academia. Agora você pode treinar e ser saudável!

Quando você está tomando FURIOUS ™  você leva o seu desempenho humano a um nível que você nunca antes sonhou ser possível ou alcançar com outros pré treinos datados há quase duas décadas.

FURIOUS ™ foi desenvolvido para fisiculturistas, Cross-Fitters, lutadores de MMA, e os atletas sérios de treinamento com alta intensidade por longos períodos de tempo. FURIOUS ™ permite que você atrase a fadiga muscular, diminuindo cãibras, e tudo isso enquanto combate os radicais livres e ajudar você a queimar gordura em tempo recorde.

Isso é mais do que uma fórmula pré-treino intenso - ESTE É FURIOUS ™!

Instruções: Como um suplemento dietético, misture uma colher de nível com 8-10 onças de água 20-30 minutos antes do treino.

Aviso: Este produto se destina apenas para adultos saudáveis, de 18 anos de idade ou mais. Não use se estiver grávida ou amamentando. Antes de utilizar este produto, consulte um  profissional de saúde qualificado se: você estiver usando um IMAO (inibidor da monoamina oxidase), SSRI, ou sangue mais fino, ou está tomando qualquer outro suplemento dietético, medicamento de prescrição ou over-the-counter medicina; ou se, você tem sido tratado por, diagnosticado com, ou têm um histórico familiar de qualquer condição médica, incluindo mas não limitado a: pressão arterial, diabetes, ansiedade, cardiovascular, ou transtornos convulsivos psiquiátricos, arritmia cardíaca alta ou baixa, acidente vascular cerebral, coração, fígado, rim ou doenças da tireóide, ou dificuldade para urinar devido ao alargamento da próstata. Este produto contém cafeína e não deve ser utilizada por pessoas que desejam eliminar a cafeína a partir de sua dieta e não deve ser utilizado em combinação com cafeína ou estimulantes de outras fontes, incluindo mas não se limitando a café, chá, refrigerantes e outros suplementos alimentares contendo medicamentos efedrina, pseudoefedrina ou fenilpropanolamina. Interrompa o uso duas semanas antes da cirurgia. Interromper imediatamente o uso e consultar um profissional de saúde licenciado, se tem taquicardias, tonturas, falta de ar, ou qualquer outra reação adversa a este produto. Não exceda a dose recomendada. Use somente como dirigido. Guarde em local fresco e seco. Manter fora do alcance das crianças.

Outros ingredientes: Silica, sabores naturais e artificiais, acessulfame de potássio, Sucralose, FD & C Blue # 1 (Dye).

Contém: Cafeína.

Nota: Ingredientes e dados nutricionais são para o sabor framboesa azul crescendo. Outros sabores podem variar.
Tabela Nutricional:
tudo sobre Furious pre treino da AI Sports Nutrition

Continue Lendo...

sábado, 9 de agosto de 2014

Pró-Hormonais: Valem a pena ?

Por Admin - na categoria
Os pró-hormonios, de uma forma simplificada, são substâncias que quando metabolizadas pelo nosso corpo se transformam em esteroides anabolizantes ativos.

O objetivo inicial dos pró-hormonios era criar uma substância que gerasse os efeitos de esteroides anabolizantes, mas sem os problemas legais. Nos Estados Unidos, posse e venda de substâncias como os esteroides anabolizantes são puníveis com prisão. Pró-hormônios não são esteroides anabolizantes até que são metabolizados pelo nosso corpo, portanto podem ser vendidos sem infringir nenhuma lei.M Drol 01 163x300 Pró Hormonais: Valem a pena ?

No Brasil esta categoria de produtos virou modinha, o problema é que muitas pessoas consomem estes produtos sem entender que de fato eles são esteroides anabolizantes disfarçados e que apresentam os mesmos efeitos colaterais, principalmente para quem está na adolescência, que arrisco a dizer, é a faixa etária que mais busca este tipo de produto.

Pró-hormonais como M-Drol, H-Drol, Decafire e outros, não são suplementos e o seu uso não pode ser indiscriminado. É válido dar ênfase, já que algumas pessoas tomam estes produtos como se fosse creatina ou BCAA.

É seguro usar Pró-Hormônios ?
Pró-hormônios são tão seguros quanto esteroides anabolizantes, independente do que o vendedor tente lhe dizer. Se você compreende isso, tudo bem. Mas não se engane achando que só porque o pote é bonitinho eles não são esteroides anabolizantes.

Pró-hormônios são vendidos em comprimidos, consequentemente quando ingeridos são metabolizados pelo fígado o que pode alterar as funções hepáticas, da mesma forma ou até pior do que com os esteroides anabolizantes orais. Os danos ao fígado são apenas um dos efeitos colaterais, outros como queda de cabelo, queda no desejo sexual, ginecomastia e aumento da pressão arterial também podem acontecer.

Vale a pena usar Pró-Hormônios ?
O objetivo inicial dos pró-hormônios foi muito inteligente: criar uma substância “legalizada” que quando ingerida se transforma em anabolizante, e produzisse os mesmos efeitos desejados que os esteroides anabolizantes originais. Se fosse assim seria ótimo, mas nada no mundo é perfeito.

Os efeitos gerados pelos pró-hormônios são em sua maioria inferiores quando comparados com os esteroides anabolizantes, mas não podemos dizer o mesmo quanto aos efeitos colaterais, que podem ser piores que os próprios esteroides anabolizantes. Vários esteroides injetáveis produzem menos efeitos colaterais(e mais resultados) e não são metabolizados pelo fígado, já os pró-hormônios são orais.

O preço também não é o seu ponto forte, estes produtos chegam no Brasil custando o dobro(ou mais) do seu preço original, muitas vezes custando mais que esteroides anabolizantes. Não esquecendo que com o uso de pró-hormônios, assim como os esteroides anabolizantes, é necessário fazer o uso de produtos que acelerem e façam retornar a produção natural de hormônios do corpo(TPC – Terapia Pós Ciclo), que podem ficar debilitados durante o uso destas substâncias. E não vamos esquecer dos exames pré e pós ciclo, se você for uma pessoa com bom senso suficiente para fazê-los.

Conclusão
Vale a pena comprar um produto com custo x benefício ruim, com efeitos colaterais semelhantes ou até piores que os esteroides anabolizantes e que ainda não produzem os mesmos efeitos desejados ? (a pergunta é retórica)

Referências:
http://www.t-nation.com

publicado em :hipertrofia.org
http://www.muscleandstrength.com
Continue Lendo...

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Alimentos que ajudam na perda de peso

Por Admin - na categoria
Os Alimentos para Perda peso são umas das solução para obesidade, A obesidade tornou-se uma questão social hoje em dia. Mas a principal preocupação é a ameaça que representa para a nossa saúde. Todos os órgãos vitais do nosso corpo, coração, fígado, rins são gravemente afetados pela obesidade. Isso também faz com que as pessoas obesas mais propensas a doenças. Então, como podemos controlá-la? A verdade é que não há atalhos “saudável” para a perda de peso. A perda de pesoexige um estilo de vida disciplinado que inclui dieta saudável e exercício físico regular. Mas sim, determinados alimentos podem ajudá-lo a perder peso. Alguns deles são de baixa caloria ainda (mata a sua fome), enquanto outros ajudam, aumentando o metabolismo. Então, vamos olhar para os alimentos para perda de peso.
Aveia Para Perda de PesoApesar de aveia tem uma quantidade significativa de calorias (400 calorias em 100 gramas), que pode ser benéfica na perda de peso. Alto teor de fibra que ajuda a manter uma pessoa saciada, restringindo assim a comer demais. Aveia é apropriado para o pequeno-almoço, pois faz um significativamente menos fome durante o dia. O processo de digestão é retardada devido ao seu teor de fibras. É ainda baixa no índice glicêmico.
Mel Para Perda de Peso
Mel-para-perda-pesoMel é um ótimo substituto para o açúcar. É um ingrediente natural e fornece menos calorias e é mais doce. Presença de vários aminoácidos e minerais no mel ajuda o metabolismo, reduzindo assim as chances de ganho de peso. O mel tem alto índice glicêmico e a glicose é lenta e gradualmente absorvido no corpo. A ingestão de melcom água morna e limão pela manhã ajuda a desencadear o metabolismo. Gorduras e colesterol se queimar por consumir mel.
Iogurte Para perda de Peso
IogurteIogurte fornece apenas 60 calorias por 100 gramas. Devido ao seu teor em Cálcio, o iogurte ajuda na perda de peso. Estudos têm mostrado que pessoas que incluem iogurte desnatado em sua dieta diária perder peso mais facilmente do que aqueles que não o fazem. Isso ocorre porque o cálcio nos auxilia na queima de gordura do corpo, promovendo assim a perda de peso. Além disso, consumir iogurte faz você se sentir completo e resiste desejo. Iogurte especialmente reduz a gordura ao redor da barriga. Devido a estas razões iogurte desnatado é altamente recomendado para pessoas que querem perde peso. Ele pode ser facilmente preparada em casa usando leite desnatado e pode substituir lanches saudáveis, como batatas fritas e hambúrgueres. shakes podem ser preparados a partir de iogurte pode ser uma alternativa nutritiva para bebidas de açúcar.
Nozes
nozes-3As nozes são ricos em calorias e um pouco delas pode manter uma pessoa saciada por muito tempo. Elas são ricos em fibra alimentar, Gorduras Boas, como ácidos graxos monoinsaturados e ômega-3. Estas gorduras são gorduras saudáveis e não ajudar no ganho de peso. Elas também ajudam no desencadeamento metabolismo e, assim, queimar mais gordura. Nozes são recomendados após exercícios como eles são ricos em proteínas e pode ajudar na construção de músculos.

fonte:saudedica.com.br
Continue Lendo...

terça-feira, 15 de julho de 2014

O fantástico programa hiit, queime muita gordura em 8 semanas

Por Admin - na categoria

Em relação aos exercícios aeróbicos, o treinamento intervalado de alta intensidade, ou treinamento HIIT, é o maior sucesso entre os aficionados pela malhação.

O treinamento HIIT não lhe deixará deformado, mas serve para mostrar que você se cansou da gordura corporal.

Esta inovadora forma de exercícios aeróbicos intercala exercícios de alta intensidade (como sprint) com exercícios de baixa intensidade (como andar em ritmo lento) ou descanso absoluto. Esse estilo é derivado de exercícios aeróbicos de ritmo constante (lento e constante) que a maioria das pessoas realiza a uma intensidade moderada por 30 a 60 minutos.

Com o HIIT, você vai correr (ou andar de bicicleta etc.) feito louco por períodos curtos, mas o efeito líquido final é um melhor resultado em menos tempo.

O HIIT foi desenvolvido há décadas por técnicos de atletismo para preparar melhor os corredores. À época, era conhecido pelo nome sugestivo de treinamento "Fartlek", a junção das palavras suecas para velocidade (fart) e brincar (lek). Então, "Fartlek" quer dizer "brincar de velocidade", o que descreve bem o método HIIT.

Acumulando evidências
O HIIT chegou à indústria da malhação graças aos resultados benéficos estabelecidos em relatos não científicos e em estudos científicos publicados.

Na realidade, os estudos que comparam o HIIT ao exercício contínuo constante mostraram que o HIIT é bem superior no quesito perda de gordura, embora dure menos tempo.

Um dos primeiros estudos a apontar que o HIIT era mais eficaz na perda de gordura foi realizado em 1994 por pesquisadores da Laval University (Ste-Foy, Quebec, Canadá). Eles descobriram que jovens de ambos os sexos que seguiram o programa HIIT de 15 semanas perderam muito mais gordura corporal do que aqueles que realizaram um programa de 20 semanas de exercícios contínuos constantes. Isso apesar de o programa de exercícios constantes ter queimado cerca de 15.000 calorias a mais que o programa HIIT.

A pesquisa continua nas mesmas linhas:

QUEIME 2% DE GORDURA CORPORAL
EM 8 SEMANAS
Um estudo de 2001 da East Tennessee State University, EUA, apontou descobertas semelhantes com indivíduos que seguiram o treinamento HIIT de 8 semanas (os indivíduos perderam 2% de gordura corporal) em relação aos que seguiram o programa de exercício contínuo constante (os indivíduos não apresentaram perda de gordura) na esteira ergométrica.

PERCA 6 VEZES
MAIS GORDURA
Um estudo australiano indica que as mulheres que seguiram o programa HIIT de 20 minutos, consistindo de corridas de 8 segundos seguidas de 12 segundos de descanso, perderam seis vezes mais gordura corporal que o grupo que seguiu o programa de exercícios aeróbicos de intensidade constante de 60% da taxa cardíaca máxima.

A principal razão para o sucesso do HIIT na perda de gordura em um grau maior que os exercícios aeróbicos constantes parece ser o maior aumento do metabolismo de descanso após o HIIT:
SEM DESCANSO PARA O
METABOLISMO
Um estudo de 1996 da Baylor College of Medicine (em Houston, Texas, EUA) indicou que indivíduos que seguiram o treinamento HIIT na bicicleta ergométrica queimaram bem mais calorias durante as 24 horas pós-treino do que aqueles que pedalaram em intensidade moderada e constante.

PERCA 100 CALORIAS A MAIS
Em um estudo apresentado na reunião anual da American College of Sports Medicine, da Florida State University, os pesquisadores indicaram que os indivíduos que seguiram o HIIT queimaram quase 10% mais calorias durante as 24 horas pós-treino do que aqueles que realizaram exercícios constantes, apesar de o total de calorias queimado durante os treinamentos ter sido o mesmo.

Além do aumento do metabolismo de descanso, a pesquisa confirma que o HIIT é eficaz na melhoria da máquina metabólica das células musculares que promovem a queima da gordura e a produção de redutores de gordura:

30%
MÚSCULOS PARA QUEIMAR GORDURA
O mesmo estudo da Laval University que indica uma diminuição da gordura corporal graças ao HIIT também descobriu que as fibras musculares dos indivíduos que se submeteram ao HIIT tinham níveis bem mais elevados de oxidação lipídica (queima de gordura) do que os indivíduos submetidos ao exercício constante.

REDUZA SUAS ENZIMAS LIPÍDICAS
Um estudo da Norwegian University of Science and Technology (Trondheim) indica que indivíduos com síndrome metabólica que seguiram um programa de HIIT de 16 semanas obtiveram uma diminuição de 100% do conteúdo da enzima lipídica sintase de ácidos graxos em relação aos indivíduos que se submeteram a exercícios contínuos de intensidade moderada.

E outro modo que o HIIT parece agir é levar a gordura para onde será queimada definitivamente:
USE MAIS GORDURA COMO
COMBUSTÍVEL DO TREINAMENTO
Um novo estudo publicado pelo American Journal of Physiology mostra outro modo como o HIIT queima mais gordura corporal. Pesquisadores indicaram que 6 semanas de HIIT aumentaram a quantidade de proteínas especiais nos músculos que são responsáveis pelo transporte de gordura às mitocôndrias (onde a gordura é queimada como combustível) em até 50%. Ter mais dessas proteínas nos músculos significa que mais gorduras podem ser queimadas como combustível durante o treinamento e o descanso.

Mas o HIIT é um sucesso entre os fisiculturistas?
Com certeza. Enquanto muitos fisiculturistas e treinadores argumentam que reduzir o ritmo e aumentar o tempo dos exercícios aeróbicos é melhor para queimar gordura e proteger os músculos, o oposto parece ser verdade.

O exercício aeróbico realizado em maior intensidade por pouco tempo não só ajuda a manter sua musculatura, como também promove o ganho de massa muscular. Quando se treina a um ritmo lento e constante por um tempo maior, o objetivo é deixar as fibras musculares mais aeróbicas e ganhar mais resistência.

Você sabe como as fibras musculares se adaptam para se tornar mais aeróbicas e ganhar mais resistência? Tornando-se menores e mais frágeis! Quanto menor a fibra muscular, menos tempo os nutrientes levam para chegar lá. Isso acelera a taxa de queima dos nutrientes como combustível.

Mas mesmo se você examinar isso de uma perspectiva geral, faz bastante sentido. Dizer que exercícios aeróbicos lentos e constantes por períodos mais longos são melhores para manter a massa muscular é equivalente a dizer que levantar pesos de 2 kg por 30 minutos seguidos irá aumentar a musculatura mais do que levantar pesos de 20 kg em séries de 10 repetições com 2 minutos de descanso entre as séries. Como você pode ver, treinamentos de maior intensidade são melhores para a musculatura. Se você parar para analisar, o levantamento de peso é uma forma de HIIT!

As pesquisas dão respaldo a isso:
HIIT E BETA-ALANINA
PARA UM GRANDE AUMENTO DA MASSA MUSCULAR
Um estudo publicado pelo Journal of the International Society of Sports Nutrition indica que indivíduos do sexo masculino que seguiram um programa de 6 semanas de HIIT (15 minutos por dia a uma razão de 2:1 de exercício/descanso, 3 dias por semana) enquanto tomavam suplementos de beta-alanina ganharam mais de 1 kg de musculatura sem levantamento de peso incluído no programa.

AUMENTE SEUS NÍVEIS DE TESTOSTERONA
EM 100% COM O TREINAMENTO HIIT
Em outro estudo, pesquisadores neozelandeses avaliaram ciclistas profissionais em um programa de 4 semanas de HIIT que incluiu sprints de 30 segundos na bicicleta ergométrica intercalados com 30 segundos de descanso. Um grupo aplicou alta resistência nos pedais, dificultando o movimento, enquanto para o outro grupo, a resistência foi menor. Ambos os grupos pedalaram a maior distância possível durante os sprints de 30 segundos. Os pesquisadores concluíram que os homens que pedalaram com mais resistência aumentaram seus níveis de testosterona em quase 100%, enquanto o grupo que pedalou com menos resistência elevou os níveis de testosterona em apenas 60%. Já que a testosterona é fundamental para o aumento e a força dos músculos, realizar o HIIT com maior resistência ajuda no crescimento e na potência muscular.

O HIIT também ajuda a manter sua sanidade, terminando os exercícios aeróbicos mais rapidamente. Não há nada mais monótono do que usar esteiras ergométricas, bicicletas ergométricas ou aparelhos elípticos por 30 minutos seguidos! Com o HIIT, as explosões de intensidade podem ser mais árduas, mas são curtas e desafiadoras. Isso torna o treinamento mais divertido e mais rápido.

Outro benefício do HIIT é que pode ser feito praticamente em qualquer lugar com qualquer aparelho, ou até mesmo sem nenhum aparelho. O HIIT não precisa ser feito necessariamente em aparelhos aeróbicos. As possibilidades são praticamente infinitas. Pode ser feito com corda de pular, com peso, com faixas elásticas, ou até com o peso de seu próprio corpo.

Então, pense em fazer menos treinamentos aeróbicos lentos e longos e mais HIIT. Os benefícios serão a perda máxima de gordura devido ao estímulo do metabolismo de descanso e das enzimas de queima de gordura, com o aumento da musculatura. Tudo isso em um período de tempo mínimo.

Programa HIIT de 8 semanas: de iniciante a elite
O programa HIIT a seguir pode levá-lo de iniciante a elite em apenas 8 semanas.

Começa com uma razão de 1:4 de treino/descanso na Fase 1 em um período total de treinamento de 15 minutos.
A Fase 2 aumenta o tempo do treino, elevando a razão para 1:2 e o tempo total de treinamento para 17 minutos.
Na Fase 3, a taxa de descanso é reduzida pela metade, levando a razão a 1:1. O tempo total de treinamento aumenta para 18,5 minutos.
Por fim, na Fase 4, a taxa de descanso é reduzida pela metade novamente, elevando a razão para 2:1 e o tempo total para 20 minutos. Isso o levará à elite do HIIT.
O tempo recomendado para cada fase é apenas uma sugestão. Se você precisar passar mais de duas semanas em uma fase em particular antes de passar para a próxima, não tem problema. O mesmo vale se você achar uma fase fácil demais e quiser passar logo para a próxima.

Você pode treinar usando acessórios como cordas de pular, ou realizando saltos ou sprints, ou ainda na bicicleta ergométrica. Use sua imaginação. Mas lembre-se de seguir os intervalos treino/descanso conforme indicado.

Fase 1 (1:4): Semanas 1-2
  • 15 segundos: exercício de alta intensidade
  • 60 segundos: descanso ou exercício de baixa intensidade
Repetir por mais 10 vezes, seguido por uma explosão final de alta intensidade de 15 segundos.
Tempo total: 14 minutos
 Printable Page   PDF Document 

Fase 2 (1:2): Semanas 3-4
  • 30 segundos: exercício de alta intensidade
  • 60 segundos: descanso ou exercício de baixa intensidade
Repetir por mais 10 vezes, seguido por uma explosão final de alta intensidade de 30 segundos.
Tempo total: 17 minutos
 Printable Page   PDF Document 

Fase 3 (1:1): Semanas 5-6
  • 30 segundos: exercício de alta intensidade
  • 30 segundos: descanso ou exercício de baixa intensidade
Repetir por mais 11 vezes, seguido por uma explosão final de alta intensidade de 30 segundos.
Tempo total: 18,5 minutos
 Printable Page   PDF Document 

Fase 4 (2:1): Semanas 7-8
  • 30 segundos: exercício de alta intensidade
  • 15 segundos: descanso ou exercício de baixa intensidade
Repetir por mais 25 vezes, seguido por uma explosão final de alta intensidade de 30 segundos.
Tempo total: 20 minutos
 Printable Page   PDF Document 
by Jim Stoppani, Ph.D.
Publicado em: bodybuilding.com
Continue Lendo...