quinta-feira, 26 de junho de 2014

Creatina tudo que você precisa saber

Por Admin - na categoria

Creatina Tudo que você precisa saber sobre esse incrível Suplemento
Você conhece a creatina? Sabe como ela age no seu organismo? Sabe como funciona e se precisa fazer saturação de creatina? E sobre o ciclo de consumo? Vemos muito no mundo do fitness, dúvidas sobre a creatina e seu consumo. Vemos também muitos mitos que já foram estudados e respondidos, você sabia deles? Este post irá lhe ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre esse suplemento.

O QUE É CREATINA?

A creatina é um aminoácido produzido pelo nosso organismo, através de alimentos, para oferecer a energia necessária aos nossos músculos. Ela originalmente é produzida pelo fígado, mas, em seguida, é levada pelo sangue para as células dos músculos, onde é convertida em fosfocreatina. A creatina ficará armazenada nos músculos, para depois ser utilizada durante a atividade física.

A unidade energética que o tecido muscular utiliza é o ATP (Adenosina Tri-Fosfato), e a creatina é uma grande responsável por ativar o ATP, ou seja, fornece energia e força imediata para o organismo,essencial para realizar as atividades. Além disso, tem uma função de extrema importância, que é hidratar o músculo e diminuir a quantia de ácido lático, para minimizar o risco de lesões e facilitar o ganho de massa muscular.

MAS POR QUE CONSUMIR CREATINA?

A creatina é produzida no nosso organismo através da alimentação, vinda da carne vermelha e do peixe. Mas a creatina retirada da alimentação possui uma concentração muito pequena. Para o atleta, a dose diária recomendada é de 3 a 5 gramas. E para conseguir essa dosagem diária, teríamos que consumir 1 kg de carne vermelha em média. Por isso seu consumo em forma de suplemento torna-se importante para melhorar o desempenho físico.

A creatina é mais indicada para o aumento de massa muscular ao invés de resistência muscular, sendo por isso, menos apropriada para atletas que participem de atividades de longa duração. Contudo, o aumento da massa muscular pode dever-se à retenção de líquidos e não ao aumento do tecido.

COMO A CREATINA AGE NO ORGANISMO?

A creatina permite que você tenha um tempo de trabalho mais duradouro e de maior intensidade, digamos que, ela te ajuda naquela repetição extra. A suplementação pode aumentar o estoque de fosfocreatina e creatina de 10% a 40% no organismo. Ela tem, resumidamente, três sequências de como age no organismo.

A creatina puxa a água do lado de fora da célula para dentro, fazendo-a inchar. Essa é a razão do rápido ganho de peso quando você toma creatina, e também por isso, é que existe a necessidade de beber muita água;
O aumento do teor de água nas células musculares causa uma grande tensão nas membranas;
Essa tensão envia uma mensagem para o núcleo da célula, e essa envia uma mensagem pelo mRna para aumentar a síntese proteica muscular, fazendo o músculo se desenvolver mais rapidamente ao longo do curso.
Mas cuidado, o uso prolongado pode causar problemas no fígado e nos rins, se esses já não estiverem tão saudáveis, pois eles metabolizam a creatina e a removem do organismo. Em uma sobrecarga de creatina tanto pela alta dosagem ou pela não necessidade do seu uso, esses órgãos ficam sobrecarregados, o que pode gerar insuficiência hepática e renal. Estudos já comprovam que pessoas com rins saudáveis não correm riscos ao consumir creatina, porém, se você tiver algum problema renal, o recomendado é consultar um médico.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA CONSUMO DA CREATINA?

A creatina deve ser usada diariamente, mesmo se não houver treino no dia. Inclusive nos sábados e domingos. A creatina pode ser usada em qualquer horário do dia, pois seu efeito é crônico, não agudo. Isto é, o efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, e pode levar alguns dias após o início da suplementação. Tomar Creatina antes do treino não significa que você terá melhores resultados. A ingestão de creatina é indicada em conjunto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma dica seria acrescentar a creatina junto com o shake pós-treino, junto com seu Whey Protein e dextrose (ou maltodextrina).

SATURAÇÃO E CICLO DA CREATINA

Saturar significa encher mais rapidamente o seu tecido muscular com creatina. Normalmente fazendo saturação inicial, os resultados poderão aparecer um pouco antes. Enquanto tomando a dose de 3g a 5g diárias poderá levar de duas a três semanas.

Porém, algumas pesquisas feitas recentemente, foram comparados os efeitos da ingestão de 20 gramas de creatina por dia, durante seis dias, seguido de 2 gramas por dia, durante um mês. Contra isso, foi comparada a ingestão de 3 gramas de creatina por dia durante um mês. Os dois métodos resultaram num aumento de 20% de creatina no músculo. Sendo assim, a ingestão de 3 gramas de creatina por dia, sem a fase de saturação, se mostrou uma maneira mais econômica de suplementação.

Há vários relatos de consumidores dizendo que não é necessário fazer a saturação, pois os efeitos serão os mesmos. Sempre recomendamos o acompanhamento de um profissional da área de saúde para melhor orientação.

A ideia de realizar um ciclo no consumo da Creatina é interessante, pois com o passar do tempo o corpo se acostuma com a ingestão diária e não absorve mais o suplemento com a mesma eficiência. Sendo assim, o ideal é consumir Creatina por 2 meses e fazer um intervalo de um mês. Estudos comprovam a eficácia desse método de consumo.

TIPOS DE CREATINA

A creatina está entre um dos suplementos mais consumidos no mundo do fitness. É um dos mais populares. Há décadas no mercado, a creatina é o suplemento com maior número de pesquisas científicas já produzidas. Por isso, surgem cada vez mais inovações nos tipos de creatina disponíveis hoje no mercado.

CREATINA MONOHIDRATADA

A creatina monohidratada é o principal e mais conhecido tipo de creatina disponível no mercado. Ela é composta de 88% de creatina e 12% de água. Os efeitos são mais lentos por conta da sua absorção fraca. A maioria das pesquisas sobre creatina é feita utilizando esta fórmula. Está é a creatina mais barata encontrada no mercado.

CREATINA MICRONIZADA

A creatina micronizada é geralmente mais cara que a monohidratada. Ela tema mesma fórmula da creatina monohidratada, porém é quebrada em pedaços muito menores, com isso, aumentando a área de absorção do produto.

A Creatina monohidratada e a micronizada são as mais populares do mercado. Porém, existem diversos outros tipos de creatina. Se você quiser saber mais sobre os tipos de creatina, você pode clicar aqui.

MITOS E VERDADES SOBRE A CREATINA

Como já dito anteriormente, a creatina é um dos mais populares suplementos. Por uma boa razão, é claro, pois é um dos suplementos mais seguros e efetivos que existem. Por ser tão popular, alguns mitos acabam surgindo. Vários deles já foram estudados e explicados, separamos alguns, veja abaixo.

CREATINA ENGORDA?

Não! O peso aumenta devido à quantidade de água retida nas células. Algumas pessoas ficam com a cara e outras partes do corpo inchadas. Ressaltamos que esse efeito varia de pessoa para pessoa. Alguns simplesmente não tem retenção de líquidos aparente.

ADOLESCENTES PODEM TOMAR CREATINA? E AS MULHERES?

Sim! A creatina está presente no corpo de todos os humanos e pode ser encontrada em vários alimentos. Portanto, é tão seguro para adolescentes e mulheres como para todo mundo.

CREATINA É UM ESTEROIDE?

Não! A creatina não tem absolutamente nada a ver com um esteroide anabolizante. A creatina é um aminoácido, serve para fornecer energia para as células musculares. Esteroides anabolizantes são drogas sintéticas que podem trazer efeitos colaterais nocivos a curto e longo prazo.

CAFEÍNA CORTA O EFEITO DA CREATINA?

Não! Na verdade, a cafeína pode até maximizar a absorção de creatina, você só precisa tomar muito cuidado para não ficar desidratado. Doses excessivas de cafeína e de má hidratação realmente podem interferir com resultados de creatina, mas isto pode ser revertido apenas se mantendo hidratado.

CREATINA AUMENTA AS CÃIBRAS?

Não! Um estudo mostrou que atletas que suplementaram com creatina sofreram menos cãibras musculares.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É importante destacar algumas considerações a respeito do uso da creatina:

Deve ser sempre orientada por um profissional da área;
Só tem efeito quando associada a um programa de exercícios;
O abuso da dose pode provocar problemas. A dose recomendada é de 3 gramas diárias;
Recomenda-se que o seu uso seja em ciclos para evitar a supressão da síntese da creatina pelo próprio organismo;
Portadores de qualquer problema de saúde só devem utilizar com orientação médica;
Lembre-se de tomar muita água durante o uso. Hidratação é fundamental.
Postado no site: blog.biopoint.com.br
Continue Lendo...

domingo, 22 de junho de 2014

Whey Protein, diferenças de Concentrada, Isolado, Hidrolisado e Hidrolisado Isolado

Por Admin - na categoria
Whey Protein, diferenças de Concentrada, Isolado, Hidrolisado e Hidrolisado Isolado
Muita gente tem dúvida de saber qual Whey Protein comprar por não saber a diferença entre elas. Aqui iremos demonstrar algumas das diferenças, horários indicados para tomar e a diferença na absorção da Whey Protein em seu organismo.

Whey Protein Concentrado (WPC):
  O processo de filtração dessa proteína do soro do leite de certo forma é uma filtragem que não elimina moléculas menores como a lactose, gorduras e resíduos e concentra a proteína. Não indicado para quem tem intolerância a lactose. Geralmente o produto contém de 70% a 80% de proteína, e indicado para se tomar em qualquer horário do dia em que necessita fazer a ingestão de proteína.

Whey Protein Isolado (WPI):
  O processo de filtração é um pouco melhor, retirando assim os resíduos e chegando a carboidratos a zero. Indicado também para quem tem intolerância a lactose para quem quer ficar longe de carboidratos. Sua concentração varia entre 90% a 100% de proteína, indicado para se tomar em qualquer horário que necessita fazer ingestão de proteína e para atletas usado no pós treino.

Whey Protein Hidrolisado (WPH):
  O processo do hidrolisado é um pouco diferente do qual as proteínas intactas são estrategicamente dividas em fragmentos menores, isso a torna uma proteína de absorção mais rápida que a concentrada e a isolada com uma proteína de alta qualidade, normalmente tem o saber mais fraco. Nosso organismo absorve quase 100% dessa proteína, indicada para atletas que necessita de ingestão de proteína de mais rápida absorção, geralmente usada no pós treino.

Whey Protein Hidrolisado Isolado (WPHI):
  É a proteína mais pura dos Whey Protein, ela usa a proteína isolada como filtração e com a absorção completa com seus fragmentos menos da Whey Protein Hidrolisada. Sua absorção também chega a quase 100% dessa proteína, indicada para atletas que necessita de ingestão de proteína de rápida absorção, geralmente usada no pós treino.
publicado no blog:wheyprotein.blog.br
Continue Lendo...

TRIBULUS TERRESTRIS É UMA FARSA?

Por Admin - na categoria
TRIBULUS TERRESTRIS É UMA FARSA?
O Tribulus terrestris (TT abreviado) é uma planta originária da Índia. Segundo as crenças antigas é um afrodisíaco natural e que aumenta a potência física do atleta, pois aumenta seus níveis de testosterona. Lendo alguns blog´s e sites sobre o produto, como por exemplo, o http://www.nutrifitness.com.br/products/tribulus-pro-universal1/, percebemos que o fabricante afirma que o extrato de TT pode aumentar em até 50% a testosterona. Praticamente um “anabolizante natural”. Vejam alguns dos “benefícios” apresentados supostamente pela planta:

  • Eficaz no aumento da produção de TESTOSTERONA
  • Estimulante para aumentar o IMPULSO SEXUAL; (ambos os sexos)
  • Aumento da FORÇA e MASSA MUSCULAR em atletas; (efeito anabólico)
  • Diminui a FRIGIDEZ SEXUAL em mulheres;
  • Aumenta a quantidade e a motilidade de espermatozóides; (fertilidade)

   Mas será que a planta realmente cumpre o que promete? Analisamos e postamos alguns estudos científicos e de acordo com os resultados faremos uma conclusão sobre o assunto:
Este estudo: Evaluation of the aphrodisiac activity of Tribulus terrestris Linn. in sexually sluggish male albino rats http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22368416 teve como objetivo avaliar os possíveis efeitos deTribulus terrestris em órgãos endócrinos sensíveis intactos de ratos machos castrados, e fêmeas pós-menopausa sem ovários (Estudo foi feito nesse tipo de animal para se ter certeza de que o extrato iria reagir com os tecidos, sem a influência dos órgãos retirados). Os ratos foram tratados com extrato da planta e comparados a um outro grupo de ratos que usaram andrógenos. O estudo durou 28 dias. Nenhum dos 2 grupos foi capaz de estimular os tecidos sensíveis como próstata e vesículas. O extrato de Tribulus não aumentou os níveis de testoterona, indicando ausência de atividade androgênica e estrogênica in vivo.
Este estudo: Short term impact of Tribulus terrestris intake on doping control analysis of endogenous steroids http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18282674 teve como objetivo avaliar o impacto da ingestão doTribulus no exame antidoping a curto prazo. Duas mulheres usaram o extrato 3x ao dia durante 2 dias e fizeram o teste antidoping. Nenhuma variação hormonal foi detectada na urina, indicando que o extrato de tribulus não possui impacto sobre o metabolismo da testosterona.
   Este estudo Effects of anabolic precursors on serum testosterone concentrations and adaptations to resistance training in young men http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10997957 comparou um medicamento feito com extrato de tribulus (misturado a outros ativos) com um placebo. O resultado diz que não houve aumento na testosterona livre e não há evidências de que esses extratos aumentem a resistência aos treinos físicos.
   Este estudo: The effect of five weeks of Tribulus terrestris supplementation on muscle strength and body composition during preseason training in elite rugby league players.http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530942 teve como objetivo investigar se a suplementação deTribulus terrestris produziria grandes ganhos de força e massa muscular magra em 5 a 28 dias em jogadores da elite de rugby. Realizou-se um teste duplo cego (eles não sabiam o que estavam usando) com 22 jogadores australianos, onde 11 jogadores foram suplementados com extrato do Tribulus terrestris e para os outros 11 jogadores foram administrados placebos (Substância sem efeito nenhum, tipo comprimido de farinha de trigo). Ao decorrer de 28 dias concluiu-se que não houve diferença entre ganhos de força ou massa muscular magra entre os jogadores suplementados com Tribulus terrestris e os jogadores do grupo placebo, nem houve aumento na concentração de testosterona/epitestosterona na urina.
Este estudo: The effects of Tribulus terrestris on body composition and exercise performance in resistance-trained males. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10861339 teve como objetivo determinar os efeitos da suplementação de Tribulus terrestris sobre a composição corporal e efeitos sobre o desempenho físico de resistência em indivíduos que praticam treinos com pesos.
   Foram administrados o suplemento de Tribulus terrestris em quinze indivíduos, e placebo a outros quinze, sendo os indivíduos suplementados com 3,21 mg de Tribulus terrestris por Kg de peso corporal por dia.    Durante a suplementação de Tribulus terrestris não houve alterações no peso corporal, percentual de gordura, água corporal total, consumo alimentar, ou estados de humor em qualquer grupo. Concluiu-se que a suplementação com tribulusnão aumentou a composição corporal e desempenho em exercícios de resistência.
   Mais um estudo que indica a falta de evidência da eficácia do tribulus : The aphrodisiac herb Tribulus terrestris does not influence the androgen production in young men. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15994038Nesse houve uma avaliação em 21 jovens saudáveis, que usaram extrato da planta por 4 semanas comparados a um outro grupo de jovens saudáveis com mesma idade usando placebo. Os resultados obtidos foram iguais, indicando que o extrato não possui influência direta ou indireta sobre o aumento de testosterona.
Já este estudo de caso Tribulus terrestris-induced severe nephrotoxicity in a young healthy male:http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20667992 afirma que um paciente que usou o extrato de tribulus com água por 2 dias apresentou toxicidade no fígado e nos neurônios. A suspensão do uso resultou em melhoras ao paciente. Estudo feito apenas com uma pessoa, não sendo confiável. Pode ser um indicativo ou apenas um caso raro e isolado.
   Este estudo: The influence of the Tribulus terrestris extract on the parameters of the functional preparedness and athletes' organism homeostasis. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20095389 investigou a influência do Tribulus em atletas que foram suplementados com 3 cápsulas por dia durante 20 dias do suplemento alimentar "Tribulus" (Optimum Nutrition, EUA). Durante a utilização do suplemento houve um aumento na potência muscular anaeróbica. As concentrações nos níveis de testosterona no sangue aumentaram durante os primeiros 10 dias, a partir do décimo dia não houve mais aumentos nos valores da testosterona no sangue.Percebe-se que esse é um dos únicos trabalhos (ou o único, caso nenhum outro tenha passado despercebido à nossa pesquisa), onde o tribulus diz ter aumentado os níveis de testosterona. Infelizmente não pudemos ler o artigo completo, pois o mesmo é pago e não temos acesso livre ao PubMed (site onde encontramos maior parte dos artigos). Mas podemos avaliar algo importante nele: É o único a citar uma marca de suplementos (OPTIMUS). Portanto pode ser algo tendencioso, feito para produzir um resultado positivo propositalmente. Ou então, como alguns suplementos em geral, que não contem extrato puro da erva, pode possuir alguma outra substância que possa ter influenciado no aumento, já que nos demais artigos o extrato do tribulus não possui evidência alguma em aumentar a concentração do hormônio testosterona.
   Como visto na maioria dos trabalhos científicos, o extrato da planta Tribulus terrestris não possui evidências que comprovem as afirmações dos fabricantes de suplementos com seu extrato. Mesmo com estudos pequenos, com poucas cobaias/voluntários e em pouco tempo, a indicação do produto não se sustenta de forma racional. Portanto, os resultados obtidos a partir da suplementação doTribulus terrestris não foram satisfatórios de acordo com os artigos publicados, não havendo aumento de força ou massa muscular. Então ficam claros os resultados e você saberá se irá investir cerca de 100 R$ ou mais nesse tipo de suplementação. Como todo suplemento sintético, os extratos naturais também podem interagir com outros medicamentos e provocar intoxicações. Consulte um profissional entendido no assunto e que seja de sua confiança.
REFERÊNCIA:
* US National Library of Medicine National Institutes of Health
* BLOG FARMACOTROFIA
publicado no facebook AtacadoDoSuplementoLondrina
Continue Lendo...